quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Blog Action Day – A desigualdade para quem não quer ver

Ninguém pode negar que a desigualdade social existe. Muito tem sido feito no combate a esse problema mundialmente, mas um documento publicado no início deste ano da Organização das Nações Unidas (ONU) – o “ICPD Beyond 2014 Global Report” – relatou que as desigualdades sociais estão aumentando e, com isso, vão prejudicar fortemente os avanços que a humanidade obteve nas áreas da saúde e da longevidade e, se isso não for resolvido, tornará o mundo insustentável.

Para mudar esse cenário, a ONU diz ainda que “os governos devem aprovar leis que protejam os mais pobres e marginalizados”. Felizmente, diversas nações, organizações e pessoas lutam diariamente contra a desigualdade social, através, por exemplo, das práticas voluntárias da sociedade civil e da criação de programas sociais como o brasileiro “Bolsa Família” e o mexicano “Oportunidade”, que objetivam reduzir a miséria dando acesso à educação e à saúde (no caso do México, voltado especificamente a comunidades rurais).

Contudo, ainda há um longo caminho a se percorrer. E é para levar esse tema à visibilidade global que blogueiros do mundo todo estão em manifesto hoje, 16 de outubro, discutindo diversas vertentes da desigualdade social. Isso faz parte da iniciativa Blog Action Day, que acontece anualmente para dar voz a temas urgentes do planeta.

A ação existe para unir diversas pessoas de diversos países em prol de uma causa social e ainda conscientizar os leitores. São cerca de 1000 blogs e 100 países inscritos na campanha deste ano.

Os Apocalípticos, é claro, não podia deixar de participar desse movimento. É por isso que apresentamos no vídeo abaixo o trabalho do fotógrafo e estudante de cinema Paulo Evander e seu ensaio fotográfico “Hurbanidades”, que mostra a desigualdade no Pará que ninguêm quer ver:


Texto de Alice Martins Morais
Edição de Juliana Theodoro 

Nenhum comentário :

Postar um comentário