domingo, 3 de março de 2013

Espaço ITEC Cidadão: 2 anos de amor e dedicação


      Sonhos, lutas e projetos. Esses foram os ingredientes que formaram o Espaço ITEC Cidadão, da Universidade Federal do Pará (UFPA), que ontem completou dois anos de existência.
O bosque atinge todos os públicos, mas seus frequentadores mais fiéis são os jogadores de xadrez, que se reúnem todas as sextas-feiras de 9h às 14h (e acolhem frequentadores novos). Atrás, estante de livros de diversas áreas, doados e emprestáveis.
     Em uma universidade do tamanho da UFPA, é quase inevitável à segregação dos conviventes em grupos e o sentimento de medo em alguns momentos. É por isso que havia a necessidade de se criar uma proposta de um espaço de convivência que oferecesse mais segurança. Gina Calzavara, então, o fez. Era um movimento pioneiro na universidade e havia os riscos de não dar certo e de não ter o apoio necessário; mas, depois de muitas lutas, o projeto do Espaço ITEC Cidadão tornou-se realidade em 02 de março de 2011.
      Localizado nos bosques da UFPA, na transição entre os campi básico e profissional, o espaço é estratégico para a integração entre diferentes cursos e grupos sociais. Quem vai por lá pode usufruir de atividades que não apenas proporcionam a convivência com as pessoas ao redor como exercitam o cérebro, o físico e o emocional. Para o cérebro, são oferecidos jogos-xadrez, damas, quebra-cabeças, pega-varetas, uma estante de livros doados de diversas áreas e revistas; já para o físico, como se a caminhada pelos bosques não fosse suficiente, pode-se também praticar um pouco de boxe; e para o emocional, o Espaço mexe com a autoestima permitindo maior sociabilidade e uma sensação de bem-estar que o verde do local nos remete. Ah, e ainda tem o Xadrez que é o cachorro preto que virou mascote do local. Enquanto as pessoas se reúnem por lá, ele fica deitado e cada um usufrui do espaço. Este é um bom exemplo de comportamento social.
      O Espaço ITEC Cidadão não está finalizado, e nem deveria. É um processo contínuo de construção e reconstrução, de inovação e expansão. Sua estrutura tem crescido bastante ao longo desses dois anos, e sua visibilidade também.
    O local é hoje composto de jardins com as mais variáveis plantas – identificadas apropriadamente com as plaquinhas que indicam o nome vulgar e científico, é claro – e também casinhas de passarinhos, além de bancos e cadeiras disponíveis para todos. E o mais atrativo é que grande parte é feita por alunos (tanto bolsistas quanto voluntários), criando um sentimento de responsabilidade social que muitas vezes não é aprendido em outros locais, como na sala de aula.
      O Espaço preza pela cidadania e pela solidariedade, por isso tem diversos programas para pessoas de todas as idades, dos mais jovens à comunidade idosa.  Como a própria Gina diz, O ITEC Cidadão busca que a essência das pessoas sobressaia-se ao lugar e espera que cada um que passe por lá deixe suas digitais, um pedaço de sua bagagem cultural, construindo um local de todos para todos.
O Espaço ITEC Cidadão oferece local para quem quer se reunir com 
os amigos, estudar, jogar ou apenas mesmo conviver mais com a natureza. 
        Outro princípio a ser seguido é a sustentabilidade. O Espaço inteiro é formado pelo reaproveitamento e pela reciclagem: há depósitos de coleta seletiva, recolhimento de embalagens para reutilização e transformação em materiais úteis, como os vasos de mudas feitos com embalagem de leite ou garrafas pet, entre outras iniciativas.
        Enfim, o Espaço é um centro de valores cidadãos. Caso tenha se interessado, dê uma passada por lá (fica nos bosques próximos à ponte que interliga os dois campus) e peça por uma visita guiada – os organizadores são bem prestativos -, conheça e construa a universidade.
Aceitam-se doações de plantas, garrafas pet, latas, livros e outros materiais reutilizáveis.
        O Espaço ITEC Cidadão é um lugar que cultiva não apenas plantas, mas ideias e atitudes positivas. Vale a pena conhecer.

Saiba mais na página oficial do Espaço ITEC Cidadão no facebook: http://www.facebook.com/espacoitec.cidadao

Texto de Alice Martins Morais
Revisão de Erica Marques
Edição de Emanuele Corrêa

Nenhum comentário :

Postar um comentário